quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caminhando pela paz em Mato Grosso do Sul



Esta caminhada integra Mato Grosso do Sul no circuito da marcha mundial pela paz.
Ela teve inicio no dia 2 de novembro de 2008 em Nova Zelândia, dia do aniversario de nascimento de Ghandi,  dia declarado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Não-Violência.
.
No dia 2 de agosto, último, os Poetas del Mundo reunidos na  Suécia – saíram em caminhada pela paz e não violência. Passaram por Goiás no começo de setembro.  Hoje, passa por  Campo Grande; em  10 de janeiro em Punta del Vaca, em Aconcagua,  na Argentina. Nesse período serão  percorridos os 5 continentes, 90 paises  100 cidades. Cobriremos  uma distância de mais 200 mil quilômetros sobre  a terra viajando por mar, pelo ar, por rodovias. Passaremos  por todos os climas, todas as estações, verões tórridos das zonas tropicais, locais desérticas e inverno siberiano. Pessoas – de todas as nacionalidades -  realizarão  o percurso completo. 
A proposta da manifestação é criar consciência coletiva pela paz e incentivar a não-violência como um caminho a ser trilhado em todas as instâncias da sociedade.
.
Seus pontos essenciais são o desarmamento nuclear a nível mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva e proporcional do armamento convencional, a assinatura de tratados de não agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.
 .
Em vários locais do mundo estão sendo  realizados fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos simultâneos, somando pessoas em expressões múltiplas de um sentimento comum, que permite rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual).
Foi a este movimento que nos integramos. Porque essa integração?
Porque a fome do mundo pode ser resolvida com 10% do orçamento mundial do armamento e a caminhada da Paz quer chamar a atenção dos dirigentes, daqueles que tomam as decisões sobre esses fatos.
 .
Já imaginaram qual seria a situação do planeta se destinássemos de 30 a 50% desse orçamento para  melhorar a vida das pessoas ao invés de destruí-la?
Eliminar as guerras nos permitirá sair definitivamente da pré-história humana e fazer um passo de gigante sobre o caminho evolutivo da nossa espécie.
.
Essa esperança de paz e não-violencia  é levada pela voz de milhares de gerações que nos  precedeu.
.
Porque um mundo sem guerras  e sem violência é uma proposta que abre o futuro e que aspira se a concretizar em cada canto do planeta, para que o diálogo substitua a violência.
.
Estamos tentando unir todas as forças do pacifismo e da não violência ativo no mundo – levar a todos – a voz dos que não se fazem ouvir, dos que não se fazem entender – a voz de milhões de seres humanos que pedem o término de qualquer guerra.
.
.A paz – amigos – significa experimentar a vida. A VIDA SEM VIOLENCIAS. É mover-se ao encontro da liberdade e escolher   o seu próprio caminho. E para isso,  precisamos da paz.
.
Paz também significa um mundo sem guerras, mas, significa, também, estar de acordo com você mesmo, com a paz interior. Quantas vezes queremos algo e atuamos de maneira diferente ao nosso querer?
.
Precisamos eliminar –antes de qualquer coisa- a violência interna, e ficarmos em paz e experimetar  a paz, sem dúvidas, sem pertubações.
.
É muito importante falar de paz e praticar a paz. A violência é uma doença, classificada como tal pela organização mundial da saúde. Vivemos num mundo moderno, globalizado, não se pode combater violencia com violência. A maior de todas as violências é a fome aliada a ignorância.
 .
E Campo Grande – cidade da poesia, que hoje dirige a poesia a nível  nacional e em todas as américas – cidade de todas as artes, de todas as culturas, de todos os povos, de todas as nações, de todas as misturas, do negro, do branco, do amarelo, do indígena, de todas as minorias – se transforma – na visão da gratidão – e celebra a vida e o futuro.
.
Bem-vindos, todos, para esta caminhada sob o azul do nosso céu, sob o escaldante sol, sob nossas casas, nossa terra, avançamos juntos pela esperança de dias melhores a todos nos.
 .
Senhor Prefeito, Senhor Presidente da Fundação Municipal de Cultura – autoridades presentes – queremos  neste momento entregar as autoridades referidas o pedido do Circulo Mundial de Embaixadores da Paz – cuja sede é em Genebra, na Suíça – o pedido para que transformemos a nossa Morena da Capital Brasileira da Paz – onde os direitos e as garantias individuais do ser humano são respeitados e  cumpridos.
 .
Campo Grande – é sinônimo de  viver em meio a natureza, aos animais, as flores, ao perfume do cerrado, ao respeito ao ser humano – será também viver na cidade que constrói a paz e o respeito aos seus cidadãos.
Campo Grande construindo a Paz!
 .
Deixe acesa a tua CHAMA que te CHAMA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet