domingo, 3 de outubro de 2010

Carta Aberta a população de Mato Gosso do Sul



Senhores e Senhoras,
.
Por meio desta Carta Aberta,  a população de Mato Grosso do Sul,   através de sua  Universidade Federal  e da Embaixadora Universal da Paz -   Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix -Genebra Suíça, e, ainda organizações   governamentais e não-governamentais, movimentos sociais e representantes de diversas tradições religiosas, e politicas -  tornam pública sua missão de contribuir para que os princípios de Cultura de Paz passem a nortear  as nossas vidas privadas e públicas..
A Cultura de Paz está relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos  conflitos. É uma cultura baseada em um conjunto de valores da democracia e  compromissos com:
.
- o exercício e o respeito dos direitos e deveres humanos;
- a promoção e vivência do respeito à vida e à dignidade de cada pessoa, sem  discriminação ou preconceito;
- a rejeição a qualquer forma de violência;
- o respeito à liberdade de expressão e às diversidades por meio do diálogo,  da compreensão e do exercício do pluralismo;
- a prática do consumo responsável e do respeito a todas as formas de vida e  recursos naturais do planeta;
- a tolerância e a solidariedade; e
- o empenho na prevenção de conflitos, resolvendo-os em suas fontes (que   englobam novas ameaças não-militares para a paz e para a segurança, tais  como a exclusão, a pobreza extrema e a degradação ambiental).
.
 Estes são  anseios da coletividade.  A  dignidade e o respeito mútuo devem promover o melhor em cada um de nós.
Pedimos novas formas e de mecanismos que promovam a convivência e um distribuir de renda justo.
.
É preciso que se distribua a riqueza e o saber.  Estes são  os  elos, as conexões que estimulam a nossa capacidade e sustentam as mudanças, construindo-se uma  cidadania planetária baseada na responsabilidade universal.
.
Não  basta afirmar que todas as pessoas são iguais por natureza. Para que essa afirmação tenha resultados práticos, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que ninguém seja tratado como superior ou inferior desde o instante do nascimento. É preciso assegurar a todos, de maneira igual, a oportunidade de viver com sua família, de ir à escola, de ter boa alimentação, de receber cuidados de saúde, de escolher um trabalho digno, de ter acesso aos bens e serviços, de participar da vida pública e de gozar do respeito dos semelhantes.
.
A Cultura de Paz é um esforço e dedicação para o diálogo, a negociação e a mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis, e deve ser entendida como um processo, uma prática cotidiana que exige o envolvimento de todos: cidadãos, famílias, comunidades, sociedades e Estado. Todas as pessoas nascem iguais em dignidade, e nada justifica que não sejam dados os mesmos direitos a todos. Todos têm igual direito ao respeito das outras pessoas, e nada justifica que não tenham, desde o começo, as mesmas oportunidades.
.
Em se conseguindo estas  oportunidades estaremos promovendo a tão sonhada PAZ.
A ONU - organização das nações unidas - em assembléia geral - em 2001determinou que o período entre 2001 a 2010 seria a década da Paz, da promoção da não violência para o futuro das crianças.
.
A ONU pensou que as escolas deveriam ser o campo dessa instrução e que cada país deveria promover a sua campanha.
Promover a paz.... Não deveria ser dificil - pois ela se inicia em nossa casa. Com nossa familia. É a familia o alicerce da paz e seguirá na sequência de nossas vidas, nas nossas responsabilidades, enquanto ser humano e a nossa colocação no contexto das coisas.
.
Porque a ONU pensou numa década de promoção da não violência para o futuro das crianças ?Á infância é o simbolo da inocencia, o estado anterior ao pecado, da simplicidade, da espontaneidade. É o celeiro que esta aberto a todos os ensinamentos.
Ao referir-se a futurização da paz - a ONU nos faz ver que a criança é o futuro em potência, a mudança possivel, a sintese do consciente e do inconsciente - um simbolo da totalidade.
.
Um simbolo que se reproduz em circulos - um simbolo reunificador dos contrastes  nas crenças, do ideal possivel, do partilhar da sabedoria, da justiça, da harmonia, da paz, enfim.
.
Esta é a nossa missão e a missão de todos os povos do planeta o de levar a Cultura da Paz em todos os meios de nossas vidas como um compromisso inadiável.
Que a Paz prevaleça!

Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Embaixadora Universal da Paz  - Genebra - Suiça .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet