domingo, 3 de outubro de 2010

Em 2006 - agradecimentos.

Títulos honoríficos (são isentos de cifrões).
Me seduzem. Minha arte não está à venda.
Aqui, orgulho-me da presidência da FALA-MS- Federação das Academias de Letras e Artes de MS.
Nacionalmente – pertenço à Academia Pan-Americana de Letras e Artes.
De fora, eles chegam-me como bem-aventurança.
Depois de “Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo , divulgando com gosto o que MS  oferece em matéria de cultura, internacionalmente, agora, aceitei o honradíssimo cargo de “Embaixadora da Paz”.
Quando me chegou a carta-convite de Genebra, em inglês e francês, levei um susto.
Como escolheram, a poeta, do interior de MS  para compor o quadro da “Embaixada Internacional da Paz” na Suíça, ao lado de tantos notáveis do mundo, e, apenas mais outros três no Brasil?
Não sei.
Só pode ser a minha pena branca de paz, voando.....
Pensei comigo - o que eu fiz até agora e o que terei de fazer daqui para frente para continuar trilhando esse caminho - o da convivência fraterna e amiga dos povos, começando pela nossa casa, com  nossa família, nossos funcionários, nossos amigos,  nossa comunidade, nossos irmãos brasileiros, sul-americanos, irmãos da Humanidade?!
O que é necessário para que a PAZ seja o objetivo de todos?
A mola do sonho é a que movimenta o Mundo. Tudo que aí esta - para nosso deleite e até perdição - foi sonhado e arquitetado pelo Homem.
A guerra, também, é invenção nossa.
A Paz como  objetivo de todos só se conseguirá quando o RESPEITO e a SOLIDARIEDADE forem as moedas  a nos mover.
Sou uma sonhadora - e creio que esse momento existirá -  e estou caminhando para ajudar na sua construção.
Serei a gota -  no bico  -  do beija-flor dos cerrados.
Mas,  serei!
Escolhi a poesia como arma. Tenho-a empunhado há mais de 45 ( quarenta e cinco ) anos, e, é com essa quixotesca lança, que me lanço aos braços de meus quereres, da incógnita que é a vida, e busco com a palavra, pela palavra - A PAZ!
Recebo diariamente, a resenha do que acontece nos 60 países onde há Embaixadores da Paz.  Existem – no mundo –  menos de 450 Embaixadores da Paz.
As mensagens chegam  do mundo todo, principalmente, de Paris.  
São congressos sobre o tema, apresentações artísticas de todo jeito, seminários, encontros, enfim um festival de apelos de paz universal.
Isto me comove, me gratifica  e responsabiliza para agir.
Mesmo consciente de que santo de casa faz pouco milagre, tenho um orgulho danado de levar Mato grosso do Sul nas asas das minhas palavras. E como temos voado!
Eu e minha terra - juntas temos andado... corrido o mundo - chegando onde o Vento leva as palavras, e, estas, fortalecem a ´paz..
Embaixador da Paz:
O título de Embaixador Universal da Paz   é uma nomeação feita em Genebra, na Suíça, às pessoas que lutam pela  paz no mundo.
Embaixador da Paz pertence a entidade Círculo Universal dos Embaixadores da Paz – que foi criada para fazer a ligação – no Âmbito Internacional  - entre as Pessoas, Associações e Organizações que trabalhem pela Paz. O Circulo Universal dos Embaixadores da Paz, então, é o lugar se encontra centralizado todas as famílias universais da paz – sem qualquer exclusão, acomodando todos os eventos na área artística, cultural, conferencias, lazeres humanos – todos da mesma maneira – com o mesmo espírito.
Quem é chamado para ser o Embaixador da Paz ?
Os ativistas da paz, líderes de organizações internacionais, defensores humanitários, ativistas do meio ambiente,  cientistas preocupados com os perigos nucleares,  a favor do desarmamento, dos que atuam pela não violência, militantes dos direitos humanos, - estas pessoas são homens ou mulheres que galgaram o respeito do seu semelhantes – pelo seu projeto de vida.
Desde 1901, os homens e/ou  mulheres recebem o premio  “Nobel” da Paz.
São pessoas que tiveram reconhecimento  como “ homens da paz” –  pois com suas ações e/ou realizações – direta ou indiretamente – trouxeram mais paz, mais fraternidade entre os povos.
O que fazer para desenvolver a paz?
Eu tenho feito um trabalho em prol da cultura, da educação, e no atendimento as crianças carentes.
Creio que se conseguirmos educar, dar saúde, dar alimentos, dar segurança de um trabalho, tornar um cidadão - já estaremos criando a possibilidade de termos um mundo melhor, e, consequentemente, a paz.
Isso - em escala progressiva, pode vir a ser uma semente mundial. Pois são  fatores que desagregam, que mutilam os seres humanos...
Claro - nada sei! - isso é a minha única certeza.
A Poesia e a Paz
A humanidade vive momentos decisivos de luta pela sobrevivência, mas ainda não acordou para o fato de estar caminhando rumo a um precipício, direto para a extinção. Urge que tomemos o leme e mudemos o caminho para a elevação coletiva, para que recuperemos o patrimônio da vida como dom universal e direito de todos.
Não que a poesia vá mudar o mundo.... mas pode ser  e é uma força real – de proporções incomensuráveis.
Antes os poetas declamavam em praça publica, iam de cidade  a cidade, sua voz era ouvida por todas as partes...  isso  não mudou. E se unirmos as nossas forças, as nossas influências, marcaremos presença em todo o planeta.
É uma das coisas que tenho feito de forma internacional já há mais de oito anos, e, claro, esta nomeação significa que continuarei praticando a Paz, que continuarei falando da Paz, divulgando a Paz, fazendo a Paz, dizendo a todos que ela existe, sim, e que não é mero sonho de poetas.

.

Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Peace Ambassador  in 
Universal Ambassador Peace Circle




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet