segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto de Paz para a UFMS




Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Universal Peace Ambassador in Universal Ambassador Peace Circle
PAZ - PEACE- السلام - PAIX-  平和 -  PACE- 평화 -FRIEDEN- 和平

Campo Grande-MS, novembro de  2006.


Ao
Magnífico Reitor da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Att. Pro-Reitora de Extensão Cultural – Professora Rosa Barros
Campus da Universidade
Nesta:

Senhor Reitor:

Trabalharmos a Paz


No dia 21 de setmebro passado, na comemoração do Dia Internacional da Paz  quando firmamos um documento – CARTA DE CAMPO GRANDE – e nos propusemos a fazer a promoção de uma cultura de não violência e de paz para o futuro, com itens que deixamos a guisa de intenção do trabalho a ser desenvolvido.
Esse compromisso assumido perante a  comunidade internacional, brasileira e local nos fez assumir  responsabilidades, de promovermos – como raça humana – a Paz e a Harmonia entre os Povos, começando pelo nosso.
Em meu nome e em nome do  Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – um dos órgãos apoiadores na promoção da Paz junto a ONU, vimos nos colocar à disposição do Magnífico Reitor, da Universidade, para que, juntos venhamos a desenvolver satisfatoriamente a nossa proposição.
Pensamos em pequenas palestras,  eventos artísticos-culturais  envolvendo a UFMS e as entidades que fazem parte da Universidade – tanto como entidades que recebam apoio, como junto aos acadêmicos da instituição.
Detalhamos a sugestão da proposta na  programação que anexamos e fazemos entrega à Sra. Reitora de Extensão Cultural – Profª. Rosa Barros.
No aguardo, somos,

 .
Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Embaixadora Universal da Paz  - Genebra - Suiça

Sugestão para a promoção da Cultura da Paz:

Objetivo:

Congregar pessoas e entidades para partilhar e desenvolver a cultura da paz.

Justificativa:

A paz é uma escolha, um modelo de mundo, uma cultura, um caminho para viver a vida, sendo um paradigma que regula a realidade e a relações entre os seres.  Ao reunir-se pessoas e entidades sintonizadas com a cultura poderemos oferecer ao planeta alternativas de escolher caminhos para a criação de novas realidades.

E, pela celebração, em nosso modo de ver, é a forma de se convocar corações e mentes para um repensar dos modelos escolhidos, em todos os níveis, sociais, ambientais, familiar, pessoal  ou   ecológico.

Promovendo estes encontros  estaremos abrindo espaço para o despertar de consciências no sentido de se buscar um novo estado de convivência, pacífico, afetuoso, tolerante, incluso.

Público:

Todas as  pessoas integradas ou não em movimentos sociais, ambientais, humanas,  associações, redes solidárias, organizações  publicas ou não, que visam o desenvolvimento e a aplicação de uma cultura de paz – local e planetária, em especial, aos  alunos de programas desenvolvidos pela UFMS.

Conceito:

Os eventos terão a UFMS e o Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix  como parceiros e, na medida do possível  envolver a sociedade nessa promoção.
Sugestões para  trabalharmos a PAZ com palestras em escolas, associações, entidades mantidas pela UFMS, clubes de mães, bairros, presídios, excluídos e inclusos. As perguntas abaixo poderão servir como enquête – temas de palestras, exercícios, concursos, etc.
1.
O que você faz pela Paz ?
 2.
Paz – a sua atitude pode fazer a diferença!
3.
Qual o significado da palavra PAZ  para você?
4.
O que você pdoe fazer pela sua própria PAZ?
5.
O que você pode fazer pela PAZ  na sua família ?
6.
O que sua escola pode fazer pela PAZ?
7.
O que a sua comunidade pode fazer pela PAZ?
8.
Qual a PAZ  que queremos viver ?

- CRIAR A “ RODA DA PAZ “ –

Demonstrar a violência nas escolas – para desenvolver a Cultura de Paz.

Desenvolver e estimular o exercício da cidadania para a aplicação da Paz.

O papel dos órgãos públicos  na promoção da Paz.

Prêmio “ MARCO DA PAZ”

A UFMS  juntamente com o Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – deveriam instituir um prêmio – ( uma medalha – ou um troféu ) que fosse entregue ao ( aos ) indivíduo ( os )  que se destacou(aram) na promoção da PAZ – durante o ano. O premio seria entregue na festa de comemoração do Dia Internacional da Paz – 21 de setembro – e teria como imagem o monumento símbolo da UFMS  o (paliteiro ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet