domingo, 3 de outubro de 2010

Uma voz pela Paz - jornalista Boni Miranda


Uma voz pela paz e pela justiça

Presidente da comissão das Defesas e prerrogativas dos Advogados da OAB de MS é Embaixadora Internacional da Paz.

Presidente da Comissão de Defesa e Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, a advogada sul-mato-grossense Delasnieve Dáspet tem obtido reconhecimento internacional em uma área em princípio aparentemente pouco relacionada – pelo menos de maneira direta - ao universo do direito e da justiça: a da poesia e da cultura.

Agraciada no dia 5 de junho deste ano com o título de Embaixadora da Paz, pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix & Universal Peace Embassy, com sede em Genebra, na Suíça, Delasnieve representa a entidade no país e está autorizada pela organização, ligada à ONU, a utilizar o título de Embaixadora Universal da Paz  em seus e-mails e em suas correspondências. A honraria é concedida a pessoas de todos os continentes e países que reconhecidamente trabalham pela paz no mundo.

Nascida na cidade de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, Delasnieve Miranda Daspet de Souza já publicou e participou de mais de uma dezena de livros e conta com diversos trabalhos premiados pela UNESCO, publicados em língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa. Membro da Academia Pan-Americana de Letras, que também representa, acumula menções honrosas de câmaras literárias e/ou poéticas de diversas cidades e escolas do país, além de diplomas de Menções Honrosas brasileiras e de Portugal e Medalhas de Honra Poética.

Em janeiro deste ano Delasnieve aceitou também representar, na condição de Embaixadora no país, o movimento internacional “Movimiento Poetas del Mundo”, com sede no Chile. A organização reune poetas de dezenas de países, predominantemente das Américas do sul, Central e Norte, e também da Ásia, Austrália, África e Europa, entre eles o Brasil. O convite foi formulado pelo Secretario Geral do movimento, o poeta chileno Luis Arias Manzo (Ariasmanzo).

Recentemente a advogada foi agraciada com o prêmio Gigantes do Brasil, na “Categoria Educação, Cultura e Responsabilidade Social”, concedido a educadores, artistas e projetos sociais. O prêmio será entregue em setembro.

Justiça: missão do advogado e do poeta

Daspet vê nas premiações um reconhecimento que transcende sua condição de produtora cultural e suas obras, valorizando também o seu trabalho como ativista na área da poesia. E arrisca: “Existem pontos onde minhas atividades, na OAB e na poesia, se assemelham. O das prerrogativas, por exemplo”. Para ela poetas e advogados necessitam de ampla liberdade para poderem trabalhar em defesa da justiça, já que igualmente fundamentam suas atividades no reconhecimento e na defesa da Declaração Universal dos Direitos do Homem.  

“Um ponto fundamental” – assegura - “é a responsabilidade de lutar pela efetivação dos princípios que defendemos, como o da paz e da justiça”, e complementa: “caberia então irmos além e contribuir para consolidar espaços e mecanismos democráticos, cujo objetivo seja efetivamente ampliar a participação da sociedade e garantir a preservação dos seus direitos”.  

No ativismo levado à prática Delasnieve também foi eleita, em dezembro de 2005, Secretária Executiva do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul. Sua proposta é ampliar a participação da população e de entidades do setor, democratizando a cultura e combatendo o clientelismo. O fórum é reconhecido por lei estadual e indica seis conselheiros titulares e seis suplentes para o Conselho Estadual de Cultura.

Em maio deste ano a poeta foi uma das principais organizadoras do evento “Quebra-torto com Letras”, realizado durante o Festival América do Sul, em Corumbá, que reuniu escritores e poetas de renome como Nélida Pinon, o equatoriano Jorge Enrique, os peruanos Feliciano Méjia e Cláudia Dávila e o chileno Arias Manzo, além de diversas outras expressões nacionais e internacionais.

Os sites de Delasnieve, divulgados mundialmente pela Unesco são: www.delasnievedaspet.com.br, www.pantanalms.tur.br e www.lunaeamigos.com.br.


Boni Miranda
jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet