domingo, 16 de outubro de 2011

Representação para a Primeira Conferencia Latino-Americana de Embaixadores da Paz


 
Primeira Conferência Latino-Americana de Embaixadores da Paz

No evento a ser realizado em Valência na Venezuela - nos dias 8 a 10 de dezembro vindouro,  a Embaixadora  Universal da Paz Delasnieve Daspet, do Brasil, chefiará a Delegação do Cercle Universel des Ambassadeurs de  Paix  de Geneve/France e representará a  Presidente da entidade Sra. Gabrielle Simond.


 Ela se fará acompanhar dos Embaixadores da Paz Athanase Vantchev de Thracy , da França, e,

Marilza Albuquerque de Castro do Rio de Janeiro, indicados que foram pela direção mundial do Cercle Universel des Ambassadeurs de  Paix  de Geneve/France .

INTERROGATÓRIO DA PAZ


INTERROGATÓRIO DA PAZ  
                                        De: Eliene Ferreira- Presidente ALB de Caçu/GO
       Ao tomar conhecimento das vencedoras do prêmio Nobel da PAZ deste ano, fiquei imaginando porque algumas pessoas lutam, vibram, desafiam, corre risco de morte para defender os direitos de outros indivíduos que nem fazem parte de seu convívio.
Será ideologia ou reminiscências de algum trauma vivido? Não consegui tranqüilizar minha mente, até porque acompanhamos tanta violência gratuita todos os dias. O homem contemporâneo vive com as emoções a flor da pele.
Aí, lembramo-nos dos homens primitivos, ou homens das cavernas, e ficamos consternados com a barbárie que predominava aquele período da nossa história. Mas os nossos ancestrais pré-históricos matavam pra sua sobrevivência, para garantir sua continuidade. Minha mente não consegue sossegar; qual o motivador do homem moderno em cometer tantos atos insanos?
Atualmente temos que fazer uma oração antes sair de nossas residências.  Pois durante qualquer percurso, pode-se ser assaltada, seqüestrada ou sofrer um acidente de trânsito onde o motorista tenha ingerido álcool. Mas nenhuma lei pode forçá-lo a fazer o tal do bafômetro e muito menos penalizá-lo. Assim sendo, nossas vidas ficam nas mãos de Deus, pois estamos à mercê da marginalidade e da impunidade.
E aí me vem outra pergunta; onde estão nossos governantes que não tomam atitudes favoráveis a cultura da PAZ? Poderia arriscar que talvez estejam ocupados em alguma loja de grife comprando cuecas!
Na história da evolução do homem o Iluminismo é o capítulo onde este se redescobre, luta pelos seus direitos busca novos caminhos, busca a razão. John Locke, Voltaire, Montesquieu, e tantos outros iluminados sonharam uma sociedade justa de indivíduos conhecedores de seus direitos e deveres. Mas não imaginaram que os seus herdeiros contemporâneos deixar-se-iam ser dominados pelas emoções. O sentimento de intolerância esta levando o homem globalizado, a dizimarem os seus conterrâneos.
E novamente me vem à pergunta que motivou este texto; o que leva algumas pessoas terem que lutarem por direitos que em algum período da nossa história foram conquistados.
Estas mulheres estão em regiões onde a religião e a sociedade prega o preconceito em relação ao sexo feminino. O que motivam estas mulheres a lutarem pelos seus direitos. A abrirem mão de sua segurança, pôr suas vidas e de seus familiares em risco.
Penso que se houvesse a oportunidade de fazer esta pergunta a estas mulheres, a resposta seria que o motivador é a PAZ. Mas aí, me vem outra pergunta; como que essas mulheres que são marginalizadas por esta sociedade machista, que durante anos sofreram preconceitos, como cultivaram este sentimento de PAZ?
Um sentimento tão forte de igualdade, liberdade e fraternidade. Mesmo não conhecendo todas que serão favorecidas com suas lutas, isto não as impedem de serem grandiosas.
Estas mulheres já pertencem aos livros da história da humanidade. Serão lembradas e estudadas como as idealistas da PAZ no mundo feminina. E ao longo do tempo alguma mulher beneficiada por este sentimento de PAZ, irá relatar os feitos destas gladiadoras pacifistas. Talvez os exemplos destas mulheres guerreiras da PAZ juntamente com os filósofos de um mundo igualitário tragam a luz da razão para o cultivo da PAZ em nosso planeta.


     

Conferencia Latino-Americana de Embaixadores da Paz


Conferencia Latino-Americana de Embaixadores da Paz
           projeto do Embaixador da Paz venezuelano  Robert Reyes Gilles


Primeira Conferência Latino-Americana de Embaixadores da Paz
.
Em dezembro de 2011 será realizada na Venezuela CELAC Cimeira conforme acordo celebrado no  México pela Declaração de Cancun.
Este evento de grande importância para a integração dos países da América Latina e Caribe, é apresentado como o quadro para a promoção do trabalho comum dos Embaixadores da Paz na América Latina, garantindo assim que todos nos tornemos uma família que promove a paz e os direitos humanos através do trabalho social, cultural e político.
Nesse contexto, o Embaixador Robert Reyes Gilles promove  a Primeira Conferência Latino-Americana de Embaixadores da Paz. Durante este evento será apresentado à consideração dos embaixadores latino-americanos  o  "Compromisso com a América Latina".
A conferência será realizada nos dias 8, 9 e 10 dezembro de 2011  na cidade de Valencia, Venezuela
Objetivos1.
Criar um fórum permanente sobre a paz e os direitos humanos feitas pelos embaixadores da Universal Círculo Embaixadores da Paz da Paz de Genebra.
2.
Alcançar a consolidação do  Círculo Universal dos Embaixadores da Paz como agência líder para a promoção da paz na América Latina.
3.
Criar um Plano de Ação da América Latina para a promoção da paz e direitos humanos
4.
O evento também marcará o lançamento oficial da Embaixada da paz na Venezuela.
5.
A conferência vai proporcionar oportunidades de Embaixadores para apresentar suas melhores práticas e lições aprendidas na promoção da paz através da cultura.
6.
Sete sessões temáticas, na consciência social, necessidades de financiamento, a integração de políticas, regionais e um foco na Venezuela, vai oferecer ainda mais oportunidades para todos os participantes para discutir os desafios e oportunidades que se apresentam, e aprender com as experiências de cada um  pois  a deterioração dos direitos humanos na  latino-america não é um fenômeno a ser abordado de forma isolada.
7.
Esta conferência tem como objetivo integrar a questão da paz e dos direitos humanos no social e cultural, envolvendo os embaixadores da paz que estão em mais de cem países.
.
Como participar
.
Os trabalhos da conferência será desenvolvido com base em apresentações dos  Embaixadores sobre os temas da conferência, a saber:
consciência social através da cultura
Nesta área vai abordar a questão de como a cultura pode influenciar a sociedade para aumentar a conscientização sobre a questão da paz e como papel histórico desta geração na mudança dos tempos que vivem a América Latina.
 
Direitos Humanos em nossa região
Como observado pelos embaixadores da paz da situação dos direitos humanos no seu país e que influência isso tem sobre a região.
 
Integração Regional dos Embaixadores da Paz
Que mecanismos podem ser aplicados para alcançar um quadro comum entre os Embaixadores da Paz- americanos e o  impacto real em cada país e em toda a região.
 
Ações para defender os direitos humanos e promover a paz
Quais ações serão desenvolvidas pelos  embaixadores depois da Conferência e as considerações sobre  "Compromisso com a América Latina".
 
Requisitos
.
As apresentações devem durar mais do que 20 minutos e deve ser desenvolvido com base em temas.
Cada embaixador terá a oportunidade, em paralelo com a conferência para apresentar seus livros e obras literárias, tais recitações de poemas.
Os trabalhos devem ser apresentados até 01 dezembro de 2011 para o seguinte endereço: clep2011@gmail.com
.
Interessados - favor solicitar maiores informações com o embaixador  Robert Reyes Gilles - de Valência -  Venezuela - pelo e-mail clep2011@gmail.com

Plantar a PAZ!


Plantar a PAZ!
Chegamos a conclusão de que para falarmos de PAZ precisamos nos educar, porque nós temos uma consciência de PAZ, de respeito.
A PAZ nasce na nossa casa, dentro de cada um de nós, - então ela esta em  nosso corpo  que é a nossa casa.
Então ela tem que nascer de dentro de nós.
 Ela nascendo dentro de nós, nós podemos distribuí-la, na famílias, com os amigos, nas escolas, no trânsito.
 É isso que é  a PAZ que se quer.
Mas eu deixo uma questão para vocês – meus amigos. Uma questão que eu gostaria que vocês discutissem nas suas casas, com seus familiares: Qual é a PAZ que você quer?
O que é que você está fazendo pela PAZ?
O que é que nós  estamos fazendo pela PAZ?
Perguntamos, então a cada um: O que você faz pela PAZ?
Como é que você está construindo esta PAZ que tanto precisamos?

( trecho discurso de Delasnieve Daspet sobre PAZ )