sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A paz com nome de gente por Ádamo Antonioni

.

A paz com nome de gente  por Ádamo Antonioni

 


Eu já a conhecia,
(Mas ela ainda não me conhecia)
De rimas e versos soltos pela internet
Seus cabelos eram brancos como a neve.

Eu sabia que, quando a conhecesse,
Algo em mim mudaria
E esse encontro seria, eu sentia,
Muito em breve...
Seus cabelos eram brancos como a neve.

Era uma senhora que falava poesia
De cada palavra uma lição p’ra toda a vida
Sim, a paz personificada que sorria
A imagem da serenidade que escreve.
Seus cabelos eram brancos como a neve

Ela ensinou-me a sonhar
Imaginem só? Eu, um jovem, já cheio de utopia!
Ensinou-me a olhar mais longe, com pés no chão.
Ela tinha um grande coração,
Porém leve
E seus cabelos eram brancos como a neve.

Ensinou-me a conjugar o verbo “pazear”
E que um mundo melhor
Você não só pode fazê-lo como deve.
Seus cabelos eram brancos como a neve.

Quando a brisa suave, das manhãs, batia
Era como se ali, ela estivesse
Se a paz tem nome de gente, eu via, nela eu lia
Seus cabelos eram brancos como a neve
Delasnieve!


                                                                                            Adamo Antonioni 

domingo, 22 de setembro de 2013

De Ana Maria Bernardelli = INTERMEZZO DA PAZ – Para minha amiga Delasnieve Daspet

.
INTERMEZZO DA PAZ – Para minha amiga Delasnieve Daspet

(Em agradecimento pelo belíssimo evento que nos proporcionou ontem em Campo Grande, no DIA INTERNACIONAL DA PAZ!)

Acompanhamos, constantemente, movimentos pela Paz mundial. O mundo inteiro sonha com o dia em que a vida na Terra será harmoniosa, justa, humana! Acredito que as nações até tenham mesmo o propósito da Paz. Mas as condições do mundo não contribuem para que esse sonho colossal se concretize como deveria. Talvez o maior entre todos os sonhos humanos.
O fascínio da Guerra é grande. Inexplicável! O Poder encanta, subverte, degenera. Coloca o homem em condição de absoluta submissão aos seus caprichos - os mais perversos. Adultera os sentimentos, abre a porta para a falsa honra, o egoísmo e a ânsia de prazeres superficiais, bestia is. Incita-o ao desafio, à possibilidade de triunfo sobre o outro, espalhando o infortúnio, a condição desumana da tragédia.
Daí, uma Paz que dure, não momentânea como um “intermezzo”, torna-se façanha de gigantes. Trabalho hercúleo! Pois não se quer uma Paz como melodia tocada às pressas entre as pausas de um grande jogo de interesses! Muito menos uma Paz com vestígios de trégua entre confrontos bélicos, religiosos, políticos. Essa Paz é impotente, descartável posto que paliativa.
A Paz de que eu estou falando é a Paz que brota do coração do Homem. É a Paz que renasce das entranhas do Homem, da sua alma primitiva, quando era somente a criatura de Deus a vagar no Eden – sem maldade, sem disputa, sem soberba. Pura! É a Paz que aflora da consciência e do bom senso, da concórdia.
Em seu discurso, ao receber o Prêmio Nobel da Paz, Oscar Arias Sanchez disse que a Paz não é uma questão de prêmios e de troféus, muito menos de pa lavras. É resultado de um estilo de vida, de uma maneira de resolver conflitos e problemas e, acima de tudo, é um processo interminável. Precisa ser alimentado dia a dia, cuidado com dedicação, perseverança e amor incondicional.
O caminho para a Paz é difícil. Para alguns pode ser até uma insanidade quixotesca. Mas para aqueles que acreditam ser a Paz o caminho para a verdadeira escrita da história humana, é uma questão de honra, de determinação, de fazer e refazer sonhos. É uma questão de alma!

E essa alma estava presente ontem em cada momento do evento: na inocência das crianças, na determinação dos jovens, na consciência política e poética do adultos, na explosão da arte - música e dança ! A emoção foi intensa. Não raro as lágrimas brotaram! Que a verdadeira Paz reine entre os povos. É o que nos resta sonhar!

Campo Grande em floração = por Airton Reis

.

Campo Grande em floração
       Cores de uma Primavera em plenitude ambiental. Aquarela em beleza natural. Árvores e arvoredos. Mãos unidas pela paz contida e incontida em enredos. Arado literário no sertão do Brasil central. Associação Internacional Poetas Del Mundo em expressão cultural. Florada da paz sem fronteiras. Sementeira pedagógica cultivada em terras brasileiras. Lemas e bandeiras. Escolas unidas. Parceiras e parcerias. Vidas e cidadanias interligadas. Caminhos e caminhadas. Alvoradas!
       Flores polinizadas. Alunos e educadores. Senhoras e senhores. Ouvintes e telespectadores. Leitores e escritores. Campo Grande em frutos promissores. Campo Grande em ideais irmanados. Campo Grande das letras em poemas declamados. Campo Grande dos matriculados além do ensino fundamental. Campo Grande dos engajados pela mesma causa emergencial. Campo Grande em concha acústica dimensionada em ideal. Campo Grande de um Mato Grosso indivisível aos olhos do Criador. Campo Grande de um Mato Grosso sensibilizado pelo amor.
       Sol e luar. Estrelas e constelações. Versos e canções. Apresentações e grupos artísticos consagrados. Infância e juventude em talentos revelados. Cruzeiro do Sul e firmamento. Causa e comprometimento. Tempo e espaço da cidadania. Veredas paginadas em poesia. Harmonia pela concórdia mais do que institucional. Sintonia com a liberdade de expressão em perspectiva literária e gramatical.
       Poetas e trovadores. Dançarinos e declamadores. Andorinhas rumo ao mesmo Verão. Araras cadenciadas em cantorias em bis e refrão. Rumos e romarias.  Acolhida fraternal. Campo Grande cordial. Campo Grande em data compartilhada. Campo Grande em antologia publicada. Campo Grande, Cidade Morena. Campo Grande, cidade ilustre e ilustrada. Campo Grande, cidade abençoada.
        Cá estamos em rima livre. Cá estamos em estrofes pela paz mundial. Cá estamos pelo bem querer mais do que familiar. Cá estamos para aplaudir e somar. Cá estamos para ouvir e propagar. Cá estamos para contribuir e integrar. Cá estamos para sentir e avistar. Campo Grande em floração: Vamos aplaudir, vamos conservar!
Airton Reis, professor, poeta, embaixador da paz, e representante da Associação Internacional Poetas Del Mundo em Mato Grosso.