quarta-feira, 1 de abril de 2015

DAISAKU IKEDA - CDH-OABMS

Mensagem de Agradecimento


Excelentíssima Senhora Doutora Delasnieve Miranda Daspet de Souza, digníssima Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Mato Grosso do Sul; Excelentíssimo Senhor Doutor Fábio Ricardo Trad, digníssimo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Mato Grosso do Sul, aos quais rendo o meu mais profundo respeito;

Excelentíssimas autoridades presentes, caros amigos, convidados, senhoras e senhores.

Nesta oportunidade em que a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Mato Grosso do Sul distingue-me honrosamente com a presente Sessão Solene, desejo humildemente manifestar a minha mais sincera alegria e gratidão por esta alta consideração. Não há para mim júbilo maior.

Mesmo sem realizar contribuições à altura, recebo tão elevada distinção com inexaurível respeito, aceitando-a sob a responsabilidade de devotar ainda mais esforços para corresponder às expectativas de todos os presentes.

Agradeço pela especial concessão que me faz a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MS de fazer me representar e peço a todos sinceras desculpas pela indelicadeza da minha ausência. Permita-me, porém, compartilhar com os nossos amigos de Campo Grande a alegria desta sublime honra.

Há algum tempo, publiquei meu diálogo com o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde. Um dos pontos discutidos nesse encontro foi a educação como ponto primordial da revolução de qualquer sociedade que ao prosperar determina o próprio desenvolvimento. O que será então, importante para transformar a sociedade para um rumo melhor? Confirmamos com forte atenção, a importância da qualificação da dignidade de um ser humano teorizando sobre o fundamento do que é “dignidade do ser humano” ou “dignidade da vida”, porque onde houve falhas, ocorreram tragédias que foram parte da história da humanidade.
Acima de tudo, nós membros da SGI, concordamos que o foco máximo da educação no Século XXI depende do retorno ao ponto primordial do ser humano e de o quanto qualificou para direcionar as plenas possibilidades inerentes em cada um para o balanço harmonioso, à esperança e à felicidade.

A partir de hoje, uno-me às ilustres autoridades da Comissão de Direitos Humanos desta seção da OAB para estreitar os laços de amizade com os senhores, visando em especial, ao desenvolvimento do potencial de seus jovens.

Por fim, reiterando os profundos agradecimentos envio os meus sinceros votos de boa saúde e de prosperidade a todos os presentes.


Muito obrigado a todos os senhores.
 .

Tóquio, 24 de agosto de 2009
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional